Tobias 13

III. EPÍLOGO

Cântico de Tobit.

1. Tobit disse:

2. "Bendito seja Deus, que vive para sempre; e bendito seu reino, que dura pelos séculos! Pois ele castiga e usa de misericórdia: faz descer até o Hades, no mais profundo da terra, e ele mesmo retira da grande ruína. Nada existe que possa fugir de sua mão.

3. Rendei-lhe graças, israelitas, diante das nações, pois ele vos dispersou entre elas

4. e aí vos mostrou sua grandeza. Exaltai-o diante de todos os viventes, pois é nosso Senhor, é nosso Deus, é nosso Pai, ele é Deus por todos os séculos!

5. Se vos castiga por vossas injustiças, também terá misericórdia de todos vós, e vos reunirá de todas as nações onde agora estais dispersos.

6. Se vos voltardes para ele de todo o vosso coração e com toda a vossa alma, e em sua presença praticardes a verdade, ele também se voltará para vós e não mais vos ocultará sua face.

7. Considerai, agora, o que fez em vosso favor e rendei-lhe graças em alta voz. Bendizei o Senhor da justiça e exaltai o Rei dos séculos.

8. Quanto a mim, rendo-lhe graças na terra do meu exílio, e mostrarei sua força e sua grandeza a uma nação de pecadores. Convertei-vos, pecadores, e praticai a justiça diante dele: quem sabe vos será favorável, e terá misericórdia de vós!

9. Exaltarei a meu Deus; minha alma louvará o Rei do céu e se rejubilará com sua grandeza.

10. Que todos o proclamem e lhe rendam graças em Jerusalém. Jerusalém, cidade santa, Deus te castigou por causa das obras de teus filhos, mas terá outra vez misericórdia dos filhos dos justos.

11. Agradece dignamente ao Senhor e bendize o Rei do séculos, para que, em ti, a sua Tenda seja reconstruída na alegria.

12. Em ti, dê alegria aos deportados e mostre seu amor aos infelizes, por todas as gerações, através dos séculos.

13. Uma luz resplandecente brilhará sobre todas as regiões da terra. A ti virão de longe numerosas nações: e os habitantes de todas as extremidades da terra acorrerão ao teu santo Nome, trazendo em suas mãos as oferendas para o Rei do céu. Gerações de gerações se alegrarão em ti e o nome da cidade eleita permanecerá, através das gerações, pelos séculos.

14. Malditos, todos os que te falarem duramente! Malditos, todos os que te destruírem, e puserem abaixo tuas muralhas; todos os que derrubarem tuas torres e incendiarem tuas casas! Pelo contrário, bendito para sempre, todos aqueles que te construírem!

15. Levanta-te, pois, e rejubila-te por causa dos filhos dos justos, porque todos tornarão a reunir-se e bendirão o Senhor da eternidade. Bem-aventurados os que te amam e bem-aventurados os que se alegram por tua paz!

16. Bem-aventurados todos os homens que te lamentarem por causa de todos os teus castigos, pois em ti se alegrarão e verão toda a tua alegria para sempre. Minha alma, bendize ao Senhor, o grande Rei,

17. porque Jerusalém será reconstruída, e na cidade, sua Casa, por todos os séculos! Serei feliz, se for dado, a alguém de minha descendência, ver tua glória e agradecer ao Rei do céu. As portas de Jerusalém serão reconstruídas com safira e esmeralda; com pedras preciosas, todas as tuas muralhas. As torres de Jerusalém serão reconstruídas com ouro e seus baluartes, com ouro puro. As ruas de Jerusalém serão calçadas com rubis e pedras de Ofir.

18. Então, as portas de Jerusalém entoarão cânticos de alegria. E todas as suas casas cantarão: ‘Aleluia, bendito seja o Deus de Israel!’ E os que forem por ele abençoados bendirão seu santo Nome pelos séculos sem fim".